domingo, 15 de maio de 2011

peixes

Vamos falar dos peixes?
Você sabe como descrever um peixe?
No dicionário seria assim.
Peixes são animais vertebrados, aquáticos, tipicamente ectotérmicos, que possuem o corpo fusiforme, os membros transformados em barbatanas ou nadadeiras (ausentes em grupos mais basais) sustentadas por raios ósseos ou cartilaginosos, as guelras ou brânquias com que respiram o oxigénio dissolvido na água (embora os dipnóicos usem pulmões) e, na sua maior parte, o corpo coberto de escamas e sua reprodução é ovípara.
Na nossa descrição os peixes são umas das mais belas espécies do planeta.
                                         
A forma como sobrevivem e vivem,a suavidade com que se movem, a graça com que nos encantam.
Você ja tentou alguma vez se imaginar no lugar destes magníficos seres?
Respirar em baixo da água,ter uma velocidade acima da média.


Sem falar nas cores....
Que tal olharmos algumas espécies.
Peixe Palhaço: deve o seu nome à forma desalinhada como nada.
É um peixe típico de água salgada e são um dos peixes de águas tropicais mais fáceis de serem criados, vivem normalmente em pares de preferência escolha casais, já formados, pois montar um pode dar mais trabalho, atingem até 15 cm de comprimento.Existem diversas subespécies de peixes palhaços como peixe palhaço tomate, palhaço comum (ocellaris), palhaço Sebae, palhaço Marrom e essas com algumas pequenas características de temperamento m,as que em sua grande maioria se mostram calmos, pacíficos e muitos resistentes se adaptando muito bem a cativeiros.

No cinema o peixe ficou famoso como o personagem Nemo de Procurando Nemo.
Os peixes podem viver em águas salgadas ou doces.

Tucunaré - Um dos peixes mais esportivos do mundo.


O tucunaré é um peixe presente nos rios da América do Sul, principalmente no Brasil, existindo muitas espécies como o tucunaré-açu, tucunaré-paca, tucunaré-azul, tucunaré-amarelo, entre outros.Os tucunarés vivem em lagos, lagoas, rios e estuários e é muito encontrado na Amazônia.

Sendo um dos peixes mais esportivos e mais ''fortes'' do mundo, o tucunaré é procurado por pescadores de todos os países, principalmente na região Norte do Brasil.

Normalmente atingem de 50 cm ou 60 cm, mas já foram encontrados exemplares com mais de 70 cm. O peso fica entre 3 kg e 10 kg. Há registros de tucunarés com mais de 1m e até 12 kg, que parece ser o recorde. Nas represas do sudeste do país, todavia, apenas o azul e o amarelo são abundantes, e o peso médio dos peixes é de 1 a 3 kg., tendo notícias de peixes de até 5 kg.

Na Bacia Amazônica, quando os rios estão baixos, o tucunaré costuma habitar lagoas e parte para a mata inundada (igapó ou mata de várzea) durante as cheias. O tucunaré não aprecia águas correntes e prefere águas mais paradas..

Em rios pode ser encontrado em remansos. Nas represas prefere viver junto as margens, nos locais onde podem ser encontradas “tranqueiras”, que no linguajar dos pescadores, são galhadas, plantas flutuantes e outras estruturas submersas que formam um refúgio.

O tucunaré é um peixe voraz, que ocupa os níveis superiores das cadeias alimentares dos rios. Alimenta-se de peixes adultos, filhotes, pitus e provavelmente toda tipo de insetos e aranhas que caiam na água. São caçadores ativos que perseguem a presa, ou seja, após iniciar o ataque, não desistem até conseguir capturá-las.

O tucunaré ataca praticamente todos os tipos de iscas artificiais, mas com certeza a isca que provoca a maior emoção são as iscas de superfície.












Nenhum comentário:

Postar um comentário