quarta-feira, 18 de maio de 2011

peixes


Os peixes participam da classe dos animais vertebrados e vivem dentro da água.
Alguns possuem o corpo coberto de pele lisa e outros de escamas, possuindo nadadeiras que possibilitam o nado.
Na maioria dos peixes o esqueleto é formado por ossos e já em outros por cartilagem.
Todos respiram por brânquias. A água e o oxigênio entram pela boca e pelas branquias saem a água, retendo assim o oxigênio que estava misturado na água.
Os peixes conseguem nadar devido as suas nadadeiras, mas também possuem uma bexiga natatória como reservatório de ar, que possibilita o equilíbrio na água, podendo subir à superfície ou descer às profundezas dos rios e mares.
Os peixes são ovíparos, sendo que alguns tubarões são vivíparos. Eles se alimentam de plantas e alguns animais aquáticos.
Alguns peixes nadam quilômetros nos rios e mares, outros permanecem num só lugar.
O peixe é um excelente alimento, também se torna matéria-prima para as indústrias na extração de óleos.
A bexiga natatória é usada para fazer cola e as escamas para fazerem pérolas falsas. A pele do tubarão é usada para fazer artigos de couro.
Existem muitas espécies de peixe, como: sardinha, salmão, dourado, peixe-aranha, peixe-alecrim, etc


Graças a essa vocação ornamental da carpa, é comum vê-la como elemento decorativo de lagos, tanques e espelhos d’água em locais públicos e privados, principalmente em ambientes com temáticas orientais. Porém, nem todas as espécies de carpas são destinadas à ornamentação. Diferente das espécies mais coloridas, as carpas com uma coloração menos atraente são destinadas ao consumo humano.
Um dos pescados mais consumidos até meados da revolução industrial, a carpa está presente nas mesas desde a antiguidade, quando servia de alimento para povos como os romanos, por exemplo. A qualidade regular de sua carne pode sofre alterações de acordo com a origem da água em queo peixe é criado, sendo mais saborosa quando em águas limpidas, como nascentes, riachos e açudes. Já o volume da água influencia no desenvolvimento da carpa, uma vez que deve ser verificada a densidade de peixes em cada viveiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário